Microagulhamento Cirúrgico: Técnica para Rejuvenescimento da Pele!

Microagulhamento Cirúrgico

Microagulhamento Cirúrgico: Procedimento para rejuvenescer a pele!

O Microagulhamento Cirúrgico tem atraído atenção das pessoas que apostam em tratamentos para cuidar da beleza da pele.

O QUE É O MICROAGULHAMENTO CIRÚRGICO?

Microagulhamento cirúrgico é um procedimento, conhecido também por Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA) ou por Dermaroller. Através de diversas agulhas bem pequenas e finas. A pele é perfurada para estimular os fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, para aumentar a circulação sanguínea e com isso restaurar a pele.

Sua indicação é para rejuvenescimento facial e do corpo além de auxiliar na redução de rugas, sequelas de acne, estrias, entre outros.

COMO É FEITO O MICROAGULHAMENTO CIRÚRGICO?

A técnica mais usada é com a utilização de rolos com cerca de 200 agulhas, conhecido como rollers.

O microagulhamento cirúrgico é combinado com alguma outra cirurgia plástica, é aproveitado o momento de higienização, anestesia e sedação do paciente para a realização do procedimento que varia de 20min. a 30min., de acordo com cada caso.

Após o preparo do paciente e da região, e feita a passagem do roller (na vertical, horizontal, e nas diagonais). Durante a sessão são utilizados dermocosméticos que irão potencializar os resultados.

Mesmo sendo uma técnica aparentemente simples, é necessário que seja realizada por profissionais habilitados que entendam da fisiologia do corpo humano e individual do paciente, para avaliação da condição da pele, determinar a pressão necessária, direção, as manobras, os locais corretos.

QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A PELE?

Antes do procedimento é importante efetuar a avaliação para indicação do melhor tratamento em questão; É indicado que seja suspenso o uso de qualquer tipo de ácido com pelo menos 3 dias de antecedência e realizar limpeza de pele.

Após o procedimento é comum que haja inchaço leve a moderado, vermelhidão que irá variar de acordo com a intensidade da aplicação e o tipo de pele, então é preciso ter alguns cuidados mais rigorosos como: Evitar exposição ao sol, contato com animais e mão sujas; Alimentação rica em proteínas; Consumo de água; Utilização de dermocosméticos recomendados pelo especialista.

A recuperação costuma ser mais rápida comparada ao tratamento com laser.

QUANTO TEMPO PARA OS RESULTADOS, QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES E OS RISCOS DO MICROAGULHAMENTO CIRÚRGICO?

Os primeiros resultados são notados entre 15 e 30 dias e o resultado final é obtido após 3 meses, os colágenos continuarão sendo produzidos até 8 meses após o procedimento.

Em geral as contraindicações estão diretamente ligadas à infecção ativa como herpes por exemplo; Tendências a cicatrização com queloides; Gestação devido as alterações hormonais e a Imunossupressão. O risco é baixo, pois a epiderme se mantém íntegra.

Procure sempre por uma cirurgia segura. Verifique se o seu profissional escolhido é um Cirurgião capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Obrigado pela visita. Grande abraço!

Dr. Leonardo Fernandes⠀
CRM/PR: 30904 | RQE: 2732