Importância e Cuidados Pré-Operatório - Cirurgia Plástica - Clínica Dr. Leo Fernandes

Importância e cuidados pré-operatório

Importância e Cuidados Pré-Operatório

Toda cirurgia demanda uma série de cuidados na fase do pré-operatório para minimizar os riscos e maximar os resultados.

Separei esse trecho, da entrevista que participei para o programa Empresários de Sucesso, que falo um pouco sobre cuidados e a importância do Pré-Operatório.

A cirurgia plástica, assim como qualquer tipo de procedimento cirúrgico, demanda uma série de cuidados nos períodos pré, intra e pós-operatório, visando minimizar os riscos e maximizar os resultados.

Após consultar o médico de sua confiança, esclarecer todas as dúvidas referentes ao procedimento escolhido e certificar-se que irá realizá-lo, tem início a etapa chamada de pré-operatório.

A fase do pré-operatório tem como personagem principal o paciente, que deverá ser muito honesto nas conversas com o médico, realizar todos os exames e levar muito a sério as indicações de cuidados que antecedem a cirurgia.

MAS O QUE É O PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO?

Depois de escolhido e confirmado o procedimento que será realizado, do momento da indicação da cirurgia até a sua realização, temos o Período Pré-Operatório.

É tempo de se preparar física e psicologicamente para a cirurgia e sua recuperação.

Para que tudo corra da melhor forma é necessário que o paciente esteja o mais saudável possível na data do procedimento, por isso, é imprescindível ser completamente honesto na entrevista com o especialista, realizar todos os exames e seguir rigorosamente as instruções.

As indicações são diferentes para cada indivíduo e tipo de procedimento que será realizado, mas o objetivo é sempre o completo sucesso da cirurgia plástica, e para que isso aconteça, o paciente tem papel fundamental.

Realize todos os Exames Solicitados!

Os exames pré-operatório somados a entrevista feita pelo médico, servem para avaliar o risco cirúrgico, que determina se o paciente está saudável o suficiente ou se demanda cuidados específicos para ser submetido a cirurgia.

Os exames solicitados variam de paciente para paciente e de acordo com o procedimento, mas alguns dos exames que são normalmente pedidos são: Hemograma, eletrocardiograma, coagulograma, urina, entre outros.

Entenda o Motivo de Alguns Cuidados Pré-Operatórios:

Dieta Equilibrada e Nutritiva: Estar bem nutrido para a cirurgia é fundamental, além de serem fundamentais para uma boa coagulação e cicatrização, casos de anemia ou falta de vitaminas específicas podem até ser motivo de adiamento de sua cirurgia. Então, planeje uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e proteínas, diminua ao máximo o consumo de gorduras e açúcares, e não ingira bebidas alcoólicas por no mínimos 30 dias antes do procedimento;

Parar de Fumar com Pelo Menos 30 dias de Antecedência: O cigarro é um grande inimigo do sistema respiratório, suas toxinas trazem grande risco para o paciente, já que interferem diretamente na circulação e oxigenação sanguínea, podendo afetar o processo de cicatrização e ampliar os riscos de trombose e embolia pulmonar;

Informar Todos os Medicamentos em Uso: Alguns medicamentos interferem na coagulação e aumentam os riscos de surgimento de hematomas e sangramentos, a aspirina é um exemplo desse tipo de remédio e não deve ser consumida nas semanas antecedentes ao procedimento. O uso de anticoncepcionais a base de hormônio, como pílulas e injeções, também deve ser reportado ao médico e interrompido com antecedência a ser definido pelo cirurgião, já que aumentam os riscos de trombose e embolia pulmonar, riscos temidos durante a cirurgia;

Siga a Orientação de Jejum: O médico irá determinar o período de jejum mais indicado para o procedimento, esse tempo sem ingerir bebidas ou alimentos serve para evitar que o conteúdo gástrico volte pelo esôfago e alcance o pulmão, podendo levar a complicações;

Planeje-se: Faz parte do pré-operatório todo o planejamento para antes, durante e depois do procedimento. Então acerte detalhes como: deslocamento para a cirurgia e alta hospitalar, acompanhante para os dias que se fizerem necessário, alimentação e afastamento das atividades durante o período de recuperação e tudo mais que for preciso para tudo corra de forma tranquila e confortável;

Existem ainda outros cuidados a serem tomados, como comunicar infecções que aconteçam no período que antecede a cirurgia, atraso menstrual, tomar muita água, e outras recomendações específicas para cada caso.

Procure sempre por uma cirurgia segura. Verifique se o seu profissional escolhido é um Cirurgião capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Quer tirar outras dúvidas ou conhecer nosso trabalho? Agende uma visita!

Obrigado pela visita. Grande abraço!

Dr. Leonardo Fernandes⠀
CRM/PR: 30904 | RQE: 2732

Nos siga nas redes sociais
WhatsApp Dúvidas e Agendamento. Clique aqui!