Vitamina C: Conheça todos os Benefícios para a saúde

Vitamina C: Conheça todos os benefícios para a saúde

Vitamina C: Conheça todos os benefícios para a saúde

A vitamina C tem uma infinidade de funções importantes para o organismo, promovendo desde a melhoria da imunidade até a beleza da pele.

Primeiramente, vale lembrar que, por definição, vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais necessários ao organismo em pequenas quantidades para o normal funcionamento do metabolismo, que nosso organismo não consegue sintetizar em quantidades suficientes, sendo necessária a sua obtenção através da dieta.

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel e essencial. Por ser hidrossolúvel, é facilmente metabolizada e consequentemente mais rapidamente eliminada pelo organismo, necessitando de constante reposição.

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA C.

A vitamina C tem uma infinidade de funções importantes para o organismo, promovendo desde a melhoria da imunidade até a beleza da pele.

Entre as principais atuações desta vitamina pode-se destacar que ela protege as células de radicais livres, tem ação antioxidante, atua na síntese do colágeno e em processos metabólicos, trabalha na absorção e transporte de ferro, contribui para a produção e manutenção da saúde das cartilagens, pele, músculos, ligamentos, vasos sanguíneos, ossos entre outras atividades.

FAZ BEM PARA A PELE, CABELOS E UNHAS:

A pele é nosso órgão mais suscetível às agressões externas, por isso, demanda muito cuidado e atenção especial. As funções antioxidantes da vitamina C funcionam em favor da beleza, já que combate os efeitos indesejáveis do envelhecimento dos tecidos, sobretudo da pele.

O desgaste da pele é retardado por níveis saudáveis de vitamina C, dificultando o aparecimento de rugas, por ser também uma das responsáveis pela produção de colágeno, propicia uma pele tonificada, com firmeza e elasticidade.

No âmbito estético, a vitamina C ainda é responsável pela produção de proteínas importantes para o cabelo e para as unhas.

PROPRIEDADES ATIOXIDANTES.

Como já mencionado, um dos principais benefícios da vitamina C é sua propriedade antioxidante, capaz de contribuir para a diminuição ou neutralização dos efeitos dos radicais livres, que provocam danos em várias estruturas do corpo humano, sendo ainda responsáveis por uma série de doenças crônicas e degenerativas, como o câncer e o mal de Alzheimer, por exemplo.

Ainda em decorrência de sua função antioxidante, que desencadeia uma série de benefícios para o organismo, a vitamina C contribui para a saúde dos olhos, ajudando, inclusive, a prevenir doenças como a catarata. Reduzindo ainda o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto.

AUMENTO DE IMUNIDADE.

A vitamina C participa ainda do processo de produção de glóbulos brancos, que são as organelas responsáveis pelo fortalecimento do nosso sistema imunológico, que combate infecções, inflamações e outras situações que colocam em risco a nossa saúde.

Também estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina, a adrenalina, a noradrenalina e a dopamina, melhorando o humor e reduzindo sintomas ligados ao estresse, ajudando assim, a manter sua saúde mental em dia.

OUTROS BENEFÍCIOS.

Vários aspectos do metabolismo são regulados pela vitamina C, entre eles, auxilia na absorção e transporte de ferro, e controla os níveis de energia e gordura. Nesse sentido, a manutenção de níveis normais de vitamina C, contribui para a queima de gordura, principalmente a abdominal. Em paralelo, o nutriente facilita o ganho de massa muscular, já que diminui os níveis do hormônio Cortisol, colaborando para o aumento de testosterona.

Para a Cirurgia Plástica, a vitamina C é muito indicada, principalmente no pós-operatório, já que ajuda na cicatrização, previne inflamações, promove a circulação sanguínea e ainda mantém a pele mais firme, evita o envelhecimento precoce e o aparecimento de celulites.

CONSUMO:

Ressalta-se aqui que nenhum tipo de alimento é mágico, para que ocorram todos os benefícios para a saúde e beleza, se faz necessário dieta e hábitos saudáveis, preferencialmente com acompanhamento de um profissional. Além disso, por se tratar de vitamina hidrossolúvel, é fundamental uma boa hidratação para que o organismo consiga fazer uso do nutriente ingerido.

No mais, como tudo na vida, o excesso pode ser prejudicial. A vitamina C em quantidades elevadas pode provocar fadiga, insônia, náuseas, diarreia, entre outros. Podendo ainda agravar quadros de cálculo renal e piorar a situação de quem sofre com altos níveis de ferro.

Já a falta da vitamina pode gerar uma série de sintomas, os mais comuns são: fraqueza muscular, anemia, vulnerabilidade do sistema imunológico, cansaço, mau humor, queda de cabelo, cabelos secos e quebradiços, pele seca e até com rachaduras. Em casos mais raros, a carência severa da vitamina pode desenvolver uma doença chamada escorbuto, podendo gerar sangramentos nas gengivas, perda de dentes e feridas que não cicatrizam, por exemplo.

A dosagem diária recomendada, normalmente, é de 75mg para mulheres e de 90mg para homens. Diminuindo no caso de crianças e adolescentes e aumentando em caso de mulheres grávidas, pessoas fumantes ou expostas a altos níveis de poluição, por exemplo.

PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINA C:

Abacaxi, acerola, caju, couve, couve-de-bruxelas, goiaba, kiwi, mamão-papaia, morango, brócolis, tomate, laranja, mamão, manga, pêssego, pimentão amarelo, entre muitos outros.

Procure sempre por uma cirurgia segura. Verifique se o seu profissional escolhido é um Cirurgião capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Quer tirar outras dúvidas ou conhecer nosso trabalho? Agende sua consulta!

Obrigado pela visita. Grande abraço!

Dr. Leonardo Fernandes⠀
CRM/PR: 30904 | RQE: 2732

Nos siga nas redes sociais
WhatsApp Dúvidas e Agendamento. Clique aqui!